Índice Digital Regional

O Índice Digital Regional (IDR) é um instrumento concebido pela Universidade do Minho no âmbito do trabalho de doutoramento de Luís Miguel Ferreira, sob a orientação do Prof. Luís Amaral, na Universidade do Minho. Visa especificamente “compreender a realidade da Sociedade da Informação nas sete regiões NUTs II portuguesas, comparando-as e contrastando-as“.

A sexta edição do IDR decorre da atualização dos dados estatísticos utilizados no cálculo das edições anteriores, mantendo-se a metodologia inalterada apesar de se terem acrescentado novos indicadores a partir da edição de 2015. A presente edição contempla 90 indicadores, tendo a versão original utilizado 73 indicadores.

Para a concretização da presente edição, à semelhança das duas edições anteriores, foi estabelecida uma parceria entre a Universidade do Minho e a Fundação para a Ciência e Tecnologia que tem como objetivo o desenvolvimento de cooperação entre as duas instituições, no âmbito do projeto POESIC - Painel para a Observação Estratégica da Sociedade da Informação. O POESIC procura contribuir para um planeamento e tomada de decisão políticos baseados em evidência, a partir da sistematização de informação e da reflexão sobre a Sociedade da Informação e do Conhecimento. [Ver mais]

Figura 1. Score das sete regiões NUTs II no Índice Digital Regional 2017.